NOVIDADES
COMO OS ALIMENTOS PODEM AJUDAR A HIDRATAR A MINHA PELE?
A hidratação é essencial para manter uma pele sempre saudável e radiante. Com a chegada do frio, alguns fatores como menor ingestão de líquidos, banhos muito quentes, ausência do uso de cosméticos específicos e uma alimentação desequilibrada podem ajudar na perda de água e na redução da hidratação natural da pele. A hidratação inicia de dentro para fora e a adequada ingestão de alguns nutrientes e de água são indispensáveis nesse processo, tanto quanto a utilização de cosméticos de qualidade e adequados para o seu tipo de pele.
Veja como os alimentos podem auxiliar você a manter a pele em equilíbrio e bem hidratada neste inverno:
• Aminoácidos: são nutrientes provenientes da ingestão adequada de proteínas, importantes para a hidratação por representarem metade do fator natural de hidratação produzido pela própria pele.
• Beterraba: estudos recentes sugerem que a ingestão do extrato de beterraba reduz a perda de água e aumenta a sua concentração retida na pele por conter um nutriente chamado glucosilceramidas, mantendo-a bem hidratada.
• Cacau: o consumo de cacau com porcentagens mais elevadas demonstra melhorar a circulação sanguínea, a estrutura (densidade e espessura) e a hidratação da pele.
• Carotenoides: são substâncias encontradas em alimentos ou em suplementos nutricionais que o corpo não possui a capacidade de produzir e que proporcionam alto grau de proteção antioxidante à pele. Os carotenoides são encontrados em vegetais de folhas verde-escuras, frutas e vegetais mais coloridos. Repolho, agrião, espinafre, milho e pimentão amarelo são excelentes fontes alimentares.
• Gorduras do bem: a deficiência na ingestão de gorduras de boa qualidade ou que possuem desequilíbrio entre a ingestão de ômega-3, 6 e 9 resulta em descamação, perda excessiva de água da pele e baixas concentrações de substâncias anti-inflamatórias. Portanto, invista no consumo de peixes como salmão, sardinha e atum, sementes como a chia e a linhaça que são boas fontes de ômega-3 e óleos de abacate, linhaça e gergelim.
Fonte: Nutricionista Bianca Cavichioli - Thá Dermatologia
POSTADO EM 11/08/2015