NOVIDADES

TRATAMENTO DE CICATRIZ HIPERTRÓFICA E QUELOIDES



É raro encontrar alguma pessoa que não possua uma marca ou cicatriz referente a algum evento do passado. Desde a primeira queda de bicicleta até um parto cesárea, durante a vida vamos acumulando cicatrizes.

Das várias formas que elas podem se mostrar, duas em especial incomodam a grande maioria das pessoas que são as cicatrizes hipertróficas e os queloides.
Os avanços tecnológicos na dermatologia e a busca cada vez maior pelo bem estar, foram desenvolvidos tratamentos suficientemente adequados para reduzir ao máximo as cicatrizes.

 

Cicatriz hipertrófica X Queloide

 

O processo de cicatrização faz parte da homeostase corpórea, que está relacionada ao bom metabolismo de nosso corpo. Os tecidos que formam nossos corpos precisam se renovar pois com o passar do tempo vão se desgastando.
Toda vez que a pele sofre uma lesão ou passa por algum evento traumático que acomete nossos tecidos superficiais, o organismo se encarrega de produzir os componentes necessários para repor aquele local afetados.
As células que estão relacionadas com o processo de cicatrização são os fibroblastos. Estas células localizadas no tecido conjuntivo, possuem a função de sintetizar colágeno e fibronectina, proteínas que agem diretamente na cicatrização e revitalização dos tecidos.

 

Existem diferentes tipos de cicatrizes.

 

?      Cicatrizes Atróficas: são as resultantes de quando se espreme uma acne, por exemplo. Seu aspecto é de um pequeno furo na pele.
?      Cicatrizes Normotróficas: São cicatrizes pequenas e quase que imperceptíveis, mantendo a mesma altura e aspecto da própria pele.
?      Cicatrizes Hipertróficas: Estas aparecem quando o corpo produz mais colágeno do que deveria, então a cicatriz fica mais protuberante do que deveria.
?      Quelóides: São um tipo de cicatriz que está ligado à desordem metabólica do tecido na qual não para de secretar proteínas e fatores de crescimento, ficando elevado e de crescimento sem parar. Geralmente com sintomas de coceira e dor.

Os tipos de tratamento

 

Com o avanço exponencial das tecnologias, novas formas de diagnóstico e tratamento vão surgindo, cada vez mais eficientes e mais seguros para cicatrizes hipertróficas e queloides.
Pomada cicatrizante
Muito se fala na mídia sobre as pomadas cicatrizantes e com propriedades naturais capazes de fazer desaparecer as cicatrizes, porém não é bem assim que acontece.

De fato, não existe uma pomada capaz de desaparecer com uma cicatriz, tendo em vista que a função das pomadas é acelerar o metabolismo tecidual de forma a fechar feridas mais rápido.

Usar pomadas em cicatrizes ou cortes recentes auxilia e muito na cicatrização correta e igual, porém, não se esqueça de procurar a Clínica Thá Dermatologia em Curitiba antes de comprar qualquer pomada. Mesmo as de origem natural podem, em alguns casos, causar alergias e reações indesejadas.

 

Microagulhamento

 

A técnica de microagulhamento é muito usada pelos dermatologistas por resultar em uma significante melhora na aparência de cicatrizes.

Para este procedimento, quanto mais recente for a cicatriz, melhor. A desordem metabólica de fibroblastos e colágeno ainda não está na “fase crônica”, e por isso é possível remodelar a produção de colágeno de forma mais fácil.

Este tratamento é contra indicado à pessoas com doenças de pele como câncer e vitiligo ou que estejam, no momento do tratamento, com alguma lesão na pele.

 

Tratamento cirúrgico

 

Nem toda cicatriz pode ser remodelada ou melhorada com procedimentos dermatológico pouco invasivos, e por isso algumas vezes é necessário recorrer ao procedimento cirúrgico.

Com queloides a situação não difere muito de outras cicatrizes. Pode-se realizar o procedimento cirúrgico para remoção e no pós operação são utilizados corticoides, placas de silicone , betaterapia, injeção de bleomicina ou outras drogas para evitar que a cicatriz incômoda queira voltar a crescer após a remoção. 

 

Crioterapia

 

A crioterapia é o tratamento dermatológico que utiliza o nitrogênio líquido com a finalidade de congelar os queloides. Este procedimento, diferente dos outros, necessita de duas a 5 sessões para haver resultado significante.

No entanto, este tratamento é mais indicado em cicatrizes e queloides menores, reduzindo ainda mais o tamanho e melhorando a aparência da área, porém cada caso deve ser analisado individualmente.

 

Tratamento à laser

 

Cada vez mais vem sendo utilizado o laser no tratamento de doenças, principalmente com finalidade estética. No tratamento de cicatrizes a aplicação do laser pode ser um bom caminho.

O uso da ferramenta consegue reduzir a altura de cicatrizes e queloides porém é necessário que esteja atrelado ao tratamento com corticóides para haver melhores resultados.

 

Sua segurança vem em primeiro lugar

 

Esteticamente, queloides e cicatrizes em determinadas regiões do corpo podem ser, em grande parte das vezes, indesejada e motivo de vergonha.

Cada organismo é único então não se pode saber se o tratamento que funcionou 100% para uma pessoa funcione para outra também. Neste caso, agende sua consulta com o Dr. Gustavo Braz Thá na Clínica Thá Dermatologia em Curitiba para falar do assunto.



POSTADO EM 01/03/2019

NOTÍCIAS RECENTES