NOVIDADES

TRATAMENTOS DE CELULITE MAIS MODERNOS E EFICAZES



A celulite está presente na vida de muitas pessoas, sejam mulheres e até nos homens. Embora tão comum, ainda é cercada por muitas dúvidas para a maior parte das pessoas, e geram insatisfação estética para aqueles que a carregam. A Thá Dermatologia possui o que há de mais novo em tratamentos para celulite em Curitiba, com equipamentos de alta tecnologia, aliado às melhores técnicas e profissionais, as regiões com celulite podem ser fortemente amenizadas

 

O que é a Celulite?

 

Celulite é a gordura que fica depositada na camada inferior da pele. Ela apresenta um aspecto ondulado e com os aparentes “furinhos” na epiderme, tipo “casca de laranja”. Este acúmulo de gordura nesta camada da pele está associado às alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso.

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) a celulite está em aproximadamente 95% das mulheres após a puberdade, de todas as etnias, sendo mais comum entre as de pele branca, e raramente é observada em homens.

 

Causas da celulite

 

Diversos fatores contribuem para o surgimento e agravamento da celulite, como:

 

• Desequilíbrio hormonal - níveis de hormônio feminino muito altos provocam disfunções no metabolismo que podem criar ou agravar a celulite. A pílula anticoncepcional, por conter hormônios e agravar ou causar a celulite;
• Predisposição genética – é uma das principais causas;
• Problemas vasculares - quando a circulação sanguínea não flui adequadamente, a drenagem das toxinas fica prejudicada;
• Estilo de vida – Sedentarismo e dieta desequilibrada.


Regiões afetadas pela Celulite?

 

A celulite não é considerada uma doença, no entanto gera um incômodo estético para um grande número de mulheres.  As regiões mais afetadas pela desordem, geralmente são áreas onde a gordura está sob a influência do estrógeno (hormônio feminino), como:

 

• Quadris, coxas e nádegas;
• Mamas;
• Parte inferior do abdome;
• Braços;
• Nuca.

 

A obesidade não é condição necessária para o desencadeamento da celulite. Existem pessoas relativamente magras que podem apresentar celulite.


Tratamentos de celulite mais modernos e eficazes

 

O avanço da tecnologia tem contribuído para o surgimento de novos equipamentos capazes de reduzir substancialmente os sinais da celulite no corpo. O tratamento da celulite é muito difícil e precisa ser realizado com a combinação de procedimentos, da disposição, e disciplina do paciente no que tange à mudança de hábitos e de estilo de vida.

 

Dentre os variados procedimentos existentes no mercado, na clínica Thá Dermatologia em Curitiba, destacamos a radiofrequência, o ultrassom, o ultrassom microfocado, e a subcisão.


Ultrassom não focado para tratamento de celulite

 

O ultrassom é uma onda mecânica com uma frequência alta (acima de 20 kHz), que está fora da capacidade do ouvido humano. O equipamento tem a capacidade de ultrapassar as camadas da pele. Quanto maior a frequência da onda de ultrassom, mais superficialmente ele penetra na pele.

 

O ultrassom, não focado, é indicado para o tratamento de celulite, mas normalmente deve ser aliado a outras tecnologias e procedimentos.

 

O mecanismo de ação da quebra de gordura se dá por aumento da energia dentro do adipócito (célula de gordura), com formação de bolhas de ar que vão se confluindo até causar a ruptura da membrana celular, com saída da gordura para o espaço entre as células, que é, posteriormente, drenada para o fígado ou para as vias linfáticas, sem nenhum dano para os órgãos internos. O método é indolor, com raríssimos efeitos colaterais.

 

Esse tipo de ultrassom para tratar a celulite, recomenda-se uma sessão por semana ou a cada quinze dias, podendo chegar até 12 sessões em média. Sessões de manutenção podem ser feitas mensalmente ou a cada três meses.

Normalmente não são necessários cuidados pós procedimento, sendo indicada a realização de exercícios físicos para potencializar a queima da gordura que é quebrada no tratamento.

 

O ultrassom é contraindicado para pessoas com câncer, pessoas com problemas de coagulação ou doenças circulatórias, e mulheres grávidas.


Ultrassom microfocado

 

O ultrassom microfocado é o único procedimento não invasivo aprovado pela FDA e pela ANVISA para lifting de pele. A tecnologia de ultrassom microfocado aquece as camadas mais profundas da pele, no lugar exato para estimular a formação de colágeno, retardar a flacidez e melhorar a elasticidade da pele.

 

Esse tratamento é usado de forma focada, promovendo a quebra de gorduras ou mesmo promovendo microcoagulação dos tecidos e consequente estímulo do colágeno. O ultrassom microfocado pode ser utilizado tanto no tratamento de celulite, da gordura localizada, contra a flacidez e perda de firmeza da pele da face e do pescoço.

 

O ultrassom microfocado é dividido em dois tipos. Primeiro, o ultrassom de alta potência que é capaz de penetrar 15 mm na pele, e é indicado para o tratamento da gordura localizada, por atuar de forma mecânica, comprimindo e "puxando" as células adiposas alternadamente, o que faz com que elas se quebrem.

 

O ultrassom focado de baixa frequência costuma penetrar até 4 mm da pele, e atua apenas criando vibrações nas células da pele. Quando elas vibram, provocam aumento do calor, e com isso o colágeno é estimulado. Isso ajuda a reduzir a flacidez da pele na região tratada.

 

O número de sessões indicadas pode variar entre 1 a 3 sessões, com intervalos de no mínimo um mês entre cada uma. Nesse tipo de ultrassom microfocado, não são indicadas sessões de manutenção, e sim recomeçar um novo ciclo de tratamento.

 

Pode ocorrer vermelhidão nas primeiras horas, e é normal sentir um leve inchaço alguns dias depois do procedimento ou sensibilidade ao toque, mas são realmente sutis e temporários.

 

Não são necessários cuidados especiais pós procedimento, sendo ideal a prática de exercícios físicos para potencializar a queima da gordura que é quebrada no tratamento.

 

O ultrassom microfocado é contraindicado para pessoas com câncer, pessoas com problemas de coagulação ou doenças circulatórias, e mulheres grávidas.


Radiofrequência para tratamento de celulite

 

A radiofrequência é um método de rejuvenescimento criado para melhorar a aparência da pele, e tem sido usado para tratar flacidez, gordura localizada e celulite. Pode ser aplicado em áreas do corpo, como o abdômen, braços e coxas. O tratamento tem uma grande vantagem, que dispensa o tempo de recuperação.

 

O equipamento emite energia que aquece a pele profundamente sem danificar a epiderme. Com o aquecimento, ocorre a contração do colágeno, além de estimular a produção de novo colágeno. Esse processo leva a uma melhora das rugas e flacidez de pele.

 

A radiofrequência é uma técnica não invasiva, ou seja, não utiliza agulhas na aplicação. Também não é ablativa, pois não produz lesão na pele. Com isso, não costumam ocorrer inchaços, manchas roxas e de descamação, permitindo um rápido retorno às atividades normais.

 

No tratamento de celulite e da gordura localizada, a radiofrequência é aplicada profundamente no tecido gorduroso. Durante a aplicação, é normal sentir um aquecimento no local. Pode ocorrer uma leve vermelhidão que desaparece em pouco tempo.

 

É aplicado um creme ou gel na região com celulite, sendo disparada corrente na zona área, realizando movimentos circulares até que a pele atinja uma temperatura entre os 39 e os 42 graus, que deve ser mantida durante 14 minutos. A temperatura é acompanhada com um termômetro a laser.

 

Para tratar a celulite, são indicadas cerca de 10 sessões de radiofrequência, duas vezes por semana, durante, aproximadamente, 30 a 45 minutos por tratamento. Contudo, o número de sessões necessárias vai depender de fatores, como por exemplo, o tipo de celulite, o estado da pele, e a idade do paciente.

 

A formação do novo colágeno aumenta a cada aplicação. Após algumas sessões, já são visíveis os resultados, porém a produção de colágeno continua ao longo dos meses.

 

Dentre os benefícios da radiofrequência para tratamento de celulite, podemos citar:

 

• Combate a flacidez da pele;
• Combate a gordura localizada;
• Elimina o efeito relevo “casca de laranja”;
• Estimula a produção de colágeno;
• Facilita a eliminação de toxinas;
• Melhora a aparência da pele;
• Melhora a hidratação da pele;
• Promove a microcirculação;
• Promove a oxigenação da pele;

 


Subcisão para tratamento de celulite

 

Trata-se de uma microcirurgia que prevê o descolamento da pele, amenizando os problemas causados pela celulite, principalmente em casos onde o grau é mais forte.

 

O procedimento consiste na introdução de uma agulha sob a pele, realizando pequenas incisões e movimentos, que promovem a destruição dos septos. É utilizada anestesia quando necessário, dependendo do tamanho e local da área a ser tratada. Há também a secção de vasos sanguíneos, com consequente formação de hematomas. Esses hematomas estimulam a formação de novo tecido, que preenche o local tratado e redistribui a gordura. Ocorre a ruptura do tecido fibroso, responsável pelas mudanças e ondulações na pele, e liberação do sangue. O tratamento e pode ser realizada na própria Clínica Thá Dermatologia, em Curitiba.

 

 

Em média, o procedimento de subcisão para tratamento de celulite tem duração de 30 a 40 minutos, mas a quantidade de sessões dependerá do grau da celulite. O intervalo entre cada sessão deve ser de no mínimo 30 dias para que haja a recuperação da pele.

 

O processo resulta na formação de hematomas, que podem durar até três semanas. É possível observar resultados após três semanas, aproximadamente.

 

Alguns cuidados pós procedimento da subcisão são requeridos, tais como:

 

• Não praticar atividades físicas nas duas primeiras semanas;
• Usar meias e cintas compressivas indicadas pelo seu médico durante um mês. Isso ajuda a reduzir os hematomas, facilita a aderência da pele ao tecido do qual se desprendeu e a produzir mais colágeno;
• Evitar exposição solar por duas ou três semanas, seja cobrindo a área ou com o uso de protetor solar adequado;
• Usar pomadas e cremes tópicos conforme orientação médica por até 60 dias;
• Realizar a higienização e assepsia do local a fim de evitar infecções.

 

Prevenção e cuidados contra a celulite

 

Para que haja êxito no tratamento da celulite, é preciso ressaltar que os hábitos alimentares e o modo de vida sejam reavaliados, e novos hábitos sejam adotados no dia a dia. É preciso reduzir o consumo de açúcar e gorduras, tomar muita água e praticar exercícios físicos, como os aeróbicos, que ajudam na redução da gordura corporal, ou a musculação, que auxilia para a firmeza para a pele.

 

O tratamento da celulite é muito difícil e precisa ser realizado com a combinação de tratamentos e grande adesão do paciente à mudança de hábitos e de estilo de vida. Sem a devida mudança de hábitos, os tratamentos e tecnologia serão apenas temporários, e o incômodo da celulite pode retornar antes do imaginado.

 

Avaliação e agendamento

 

Para a realização do tratamento de Celulite com ultrassom, radiofrequência ou subcisão, agende uma avaliação com um dermatologista na Thá Dermatologia, em Curitiba. A clínica investe constantemente em capacitação e na adoção de novas tecnologias, com o objetivo de oferecer os melhores tratamentos aos seus clientes. Com estrutura ampla e moderna, proporciona conforto e segurança, em um ambiente que reúne equipamentos de ponta e profissionais capacitados a oferecerem o melhor em tratamento clínico e estético.

 

Entre em contato, tire suas dúvidas, que nossa equipe está pronta para lhe atender.

 

 

      

 



POSTADO EM 20/08/2018

NOTÍCIAS RECENTES