TRATAMENTOS
REMOÇÃO DE TATUAGEM EM CURITIBA
O aumento do número de pessoas fazendo tatuagens resulta também no aumento de arrependimentos, e de quem deseja Remover uma tatuagem. Com o avanço tecnológico na medicina e com a maior busca tanto dos profissionais quanto de pacientes para o maior bem estar, remover uma tatuagem que há anos era algo impossível ou extremamente doloroso, hoje se tornou prática cotidiana nos consultórios e clínicas de dermatologia.
Entre os melhores tratamentos disponíveis está a remoção de tatuagem à laser, que tem como objetivo remover ou deixar o mínimo de resquício possível de pigmentos do desenho na pele.
O procedimento é menos invasivo que a cirurgia dermatológica e pode mostrar resultados em algumas seções.
Quando remover uma tatuagem?
Existem vários motivos para a decisão de remoção da tatuagem, seja por estar descontente com o resultado, por motivos profissionais, reações do passar do tempo, por exemplo, deve-se pensar bem em quando removê-la.
De acordo com médicos da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é indicado que uma tatuagem seja removida quando a imagem não esteja em consonância com o que você desejaria.
Quanto antes melhor
É recomendado que caso você venha a se arrepender de ter feito a tatuagem que procure uma clínica o quanto antes, pois quanto mais rápida for a procura pela remoção melhor serão os resultados do procedimento já que a tinta não está tão penetrada na pele.
Vale ressaltar que outro fator que influencia na remoção é a qualidade e cor da tinta aplicada. Tatuagens pretas são mais fáceis de serem removidas e também pessoas de pele clara conseguem melhores resultados nesse tipo de procedimento.
Nesse ponto gestantes e lactantes não podem realizar o procedimento pois pode afetar o bebê, e também porque seu sistema imunológico da gestante não está totalmente estável para realizar tal procedimento.
Prós e contras da remoção de tatuagem
Vantagens
O procedimento a laser não é invasivo, e portanto não é necessário fazer cortes ou incisões na pele para realizá-lo.
Além disso, por não ser um procedimento invasivo a dor resultante é tolerável, por isso os efeitos colaterais acabam por serem mínimos quando comparados a outros procedimentos.
Desvantagens
Como mencionado, a cor da tinta e da pele da pessoa pode alterar a abordagem e número de seções.
É fundamental que se tenha paciência, pois geralmente levam em média 8 a 15 sessões para a obtenção de resultados satisfatórios na remoção da tatuagem indesejada.
Importante salientar que o laser para a remoção de tatuagem não consegue remover o desenho por completo, mas resultados satisfatórios são alcançados.
Quais são os lasers utilizados
Os laser do tipo Q-switched, autorizado tanto pelo FDA nos Estados Unidos quanto pela ANVISA aqui no brasil, são práticos e muito usados pelos dermatologistas hoje em dia. Eles funcionam emitindo pulsos intensos de energia localizado somente onde há pigmento da tatuagem.
Dessa forma ao ser lançado o pulso energético apenas onde existe cor, não existe danos relevantes para a pele, evitando assim manchas ocasionais do procedimento.
O pré, durante e depois do procedimento
Antes da remoção da tatuagem
Para se realizar o procedimento é necessário que o paciente esteja em dia com sua saúde. Caso esteja com alguma virose ou com o sistema imune debilitado a remoção da tatuagem pode não ter o resultado desejado.
Outro ponto importante é que o paciente não se exponha ao sol para que não se dificulte a absorção do laser pela pele. É recomendado também que não se faça depilação ou procedimentos estéticos na área antes do procedimento de remoção.
Caso o paciente tome medicamentos de uso contínuo, o médico que irá remover a tatuagem poderá contra indicar a aplicação do laser.
Durante o procedimento
O procedimento do laser de remoção da tatuagem não é demorado e portanto você poderá retornar às suas atividades do dia com tranquilidade.
De acordo com o tamanho da tatuagem a sessão poderá variar de 5 minutos até meia hora.
A partir da origem da tatuagem e das cores e traços utilizados a remoção será capaz de gerar certo desconforto, nesses casos o médico aplica um creme ou pomada anestésica local para que a dor seja atenuada.
Depois do procedimento
É importante que siga rigorosamente as recomendações do médico pois cada caso é único e os cuidados pós procedimento podem variar.
Comumente após a aplicação do laser, a pele do paciente forma uma camada de proteção como se estivesse a cicatrizar, porém no período de uma semana essa camada se desfaz.
No mesmo dia, após a aplicação do laser, a pele fica avermelhada e pode ocorrer inchaço em alguns casos, com possibilidade de sensação de dor que pode ser amenizada com compressa de gelo e aplicação de pomadas.
Ao longo das seções a tinta começa a se desfazer e fica com aspecto de “falhada”. Nesse ponto é indicado que não se faça nada com a pele e que se hidrate o máximo possível para evitar inflamações indesejadas.
No caso de dor acentuada e por longos períodos de tempo, é importante entrar em contato com seu médico para acompanhamento.