ACNE

Thá Dermatologia reúne profissionais e metodologias que são referência no tratamento da pele, incluindo técnicas para eliminação da Acne Corporal.

Principais Causas
Ela é causada pelos mesmos fatores que provocam a Acne Facial: Estirão hormonal do crescimento, glândulas sebáceas hiperativas, obstrução dos ductos foliculares dessas glândulas por sebo, células mortas e proliferação de bactérias.

Certos tipos de roupa (tecidos sintéticos que ocluem ou levem a acúmulo de suor), associados à fricção e à compressão (por roupas apertadas, mochilas carregadas de livros ou atividades de impacto corporal como lutas e esportes de contato) podem irritar ainda mais os folículos já inflamados e piorar a Acne Corporal.

Acne é comum nas costas, peito, ombro e algumas vezes nas nádegas. Pode ser um sinal de uma forma mais severa de acne quando as lesões são grandes e dolorosas. Ocorre por obstrução dos poros da pele por elementos celulares e secreção sebácea, podendo estar associada a processos inflamatórios e infecciosos dos folículos da pele.

Assim como para a face, muitos casos de Acne Corporal acabam necessitando de medicamentos mais fortes, como o ácido retinóico, antibióticos orais e, até mesmo, a isotretinoína oral. Esta última opção pode ser a melhor para os casos de Acne Corporal mais graves, desfigurantes ou resistentes às outras formas de tratamento.

Se houver restrições impeditivas ao uso da isotretinoína oral, a terapia fotodinâmica pode ser uma outra opção. Consiste na aplicação tópica de substâncias fotoativas (ácido aminolevulínico e derivados) que têm atração pelas glândulas sebáceas. Após um periodo de incubação, a substância fotoativa fica depositada nas glândulas sebáceas e ligada à elas. Ao expormos a área tratada à uma luz especial, a substância é fotoativada e induz à atrofia das glândulas sebáceas.

OUTROS TRATAMENTOS CORPORAIS